Pular para o conteúdo principal

dEUs-DaRá CaBeLo prEtO a PauLa!?


lá, longe de tudo… afastada do mundo virtual… e imersa no mundo de sol e águas salgadas, observei tudo à minha volta!... o calor me transportava à Amazônia e ao Cerrado Brasileiro… entre a braveza do mar aberto e a calmaria da lagoa, ousei banhar-me nas águas frias dessa outra margem… confesso que foi um ato de fé e de amor… ele fitou-me nos olhos, segurou nas minhas mãos e disse-me: vem! confia!... e apesar da minha crônica desconfiança das águas desconhecidas tomei banho de sal grosso (ou fino) concentrado e aliviei as angústias dilacerantes do meu coração nos últimos dias… aquela lagoa escura, remetia-me a «Lenda do Abaeté» do Caymmi e eu fiquei cantarolando dentro de mim: “no Abaeté tem uma lagoa escura, arrodeada de areia branca…” caminhando sem destino nas ruas da Vila sem gente, deslumbrava-me com as formas e cores das flores ao cair da tarde de veraneio… sabe, acho que o que sinto pelas flores não é amor incondicional… mas sim… uma estranha, compulsiva e irrestrita obsessão… entre distrações marítimas alentejanas fazia anotações porque não sei abandonar a escrita… essa minha terna meditação cotidiana, companheira de todas às horas, nas alegrias e nas tristezas… viajo nas trilhas das vida acompanhada de caderno, caneta e livros… os livros são os meus companheiros mais fiéis… guardam em sigilo o que escrevinho neles… dessa vez, selecionei três mulheres para acompanhar-me por outras águas: Alexandra Lucas Coelho, Isabel Allende e Marguerite Duras… sabe, nos últimos tempos ando numa pegada de leituras femininas… mas o Rainer Maria Rilke tem morada certa na minha estante deslocada… sabe, eu amo as contradições humanas que trago em mim… do tipo… peço ao meu vizinho para abrir a garrafa de vinho, porque sempre quebro a rolha e me corto com o abridor… e me apaixonei perdidamente pelo meu amor da margem sul, quando ele expulsou da minha ex-casa o ratinho atentado que assustava-me na calada da noite e fez-me abandonar a casa por duas semanas… mas incomoda-me a hegemonia falocêntrica… cansei de ouvir… ler… e transcrever literalmente as vozes masculinas de acordo a ABNT, APA e o machismo nosso de cada dia… sabe, ultimamente a cada linha que escrevo dentro e fora da academia, pergunto-me: «cadê as vozes das mulheres que sempre me estenderam as mãos e me deram colo?»… «será que estou ofertando escuta as mulheres da minha vida ao preencher páginas vazias?»… ando cansada dessa minha tentativa insana de ser ouvida no mundo dos machos silenciadores sejam de quais margens do atlântico for… por isso, nessa viagem das águas criei essa tríade femeamente feminina: Portugal-Chile-França… já tinha iniciado a leitura de «Paula» da Isabel Allende, ela me arrebata com toda sua intensidade sul-americana… às vezes acho que para nós não há meio termo, tudo é muito excessivo… mas detalhe: eu me vejo assim - intensamente excessiva!... por outro lado… há tempos ando com uma vontade voraz de ler a Marguerite Duras e por acaso no sebo da cidade de santo homem encontrei «Olhos azuis, cabelo preto» de sua autoria… mas há dias ando na bolsa com o livro de capa amarelona da Alexandra Lucas Coelho e em clima de «partido alto» do Chico, mas que só ouço na voz da Cassia Eller, entrei num: “ diz que deu, diz que dá…” e me entreguei ao deus-dará… sabe, acho que deus-dará é a minha preparação de regresso ao meu solo… longe de casa há três anos, precisava fazer uma viagem de retorno ao caos… sabe, tenho uma relação complexa de amódio com o Brasil… e a cada página lida de deus-dará só lembrava-me: “na barriga da miséria nasci brasileira”… sou tudo isso, mas não sou apenas isso… como boa baiana-brasileira que sou, me vi nas encruzilhadas pedindo a Exu para me guiar nas esquinas e ruas do meu país… deus-dará tá ali dizendo-me porque eu amo e rejeito Lisboa ao mesmo tempo… porque me apaixonei por um português e falei a mim mesma: -isso só pode ser castigo histórico!… deus-dará grita silenciosamente nos meus ouvidos que só nessa cidade de colinas… altos… baixos e chiados… eu poderia lançar mão das outras escritas que trago nas páginas diárias de mim ao lado de uma flor carioca do cerrado que habita a Damaia… deus-dará me mostra de onde vem esse meu lado bruta-flor em terras lisboeta que ao ficar retada… “dou pernada a três por quatro e nem me despenteio…” e com a minha “mão de veludo para fazer carícia…” bato na mesa, dou as costas e falo: “me larga, não enche”, vá se lascar, porque não sou otária me(i)rmão e canta pra subir… e ao mesmo tempo sei dizer fofamente: aquele abraço pra quem fica e abraço de braços abertos, corpo colado e toco nos corpos intocáveis dos europeus… deus-dará faz-me entender esse meu jeitinho brasileiro de não se conformar com um «não pode!»... até o meu amor da margem sul já se rendeu e disse-me que o que mais gosta em mim, é essa minha teimosia inerente… a não desistência no existir e insistir… mas, óbvio que ele ainda se assusta com a minha cara de pau e esse meu palavreado cheio de gíria que vive xingando e não é porque estou com raiva, é porque gosto de xingar mesmo, caralho! e faço um cacete armado sem problema nenhum… enfim, só posso dizer que nesse meu quarto dia no terceiro dia de deus-dará, só sei sintetizá-lo numa palavra: SauDaDe!

Violeta Serena
Lisboa, 27 de julho de 2017







[1] No título desse conto tentei juntar os títulos dos três livros que levei na minha viagem de férias para a Vila de Brescos, na cidade de Santo André no Alentejo, no período de 23 a 26 de julho de 2017. Os livros foram: deus-dará (Alexandra Lucas Coelho); Olhos azuis, cabelo preto (Marguerite Duras) e Paula (Isabel Allende). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

bUcEtA-FLoR

pousa a mão na minha buceta  acariciando os pequenos e grandes lábios em forma de  flor desabrochando  entre os seus dedos à espera dos seus lábios...  beija todas as terminações nervosas da  minha buceta e faz poesia terna com a sua língua nas paredes úmidas que abrigam o meu ponto [G] de amor...  cheira toda à extensão da minha buceta, como se fosse pétalas de mistério, respira os segredos de mim guardados no meio das minhas pernas para ti...  Violeta Serena Florianopólis, 29/12/2018 Foto: Maíra Zenun

sOm dE CuRa nA CoNeXão dO aMoR

      o som de cura sorveu as paredes do mercado ficou dedilhado no meu corpo beijou os poros mais invisíveis da minha pele nua...   o sol nascente reluziu nos meus olhos raiou na noite do céu da minha boca criou ondas de encantamento no meu estado de poesia...   o encontro da madrugada transbordou conexão de amor em toda a extensão do meu eu musealizei no museu de mim o abraço na esquina sob o amanhecer...   luZgomeS Belém, 06/06/2023 Para Jonathan Ferr        

cInzA eM SaLVaDoR

l endo o som do vento  vou caminhando pelas trilhas d’águas das ruas quase desertas sentindo cada pedacinho do meu corpo negro espraiando-se na paisagem uma imagem secular  de homens negros pescando sobre uma pedra encanta o meu olhar o sol se esconde calorosamente  por trás das nuvens o Seu Mateus Aleluia cantou: “na linha do horizonte tem um fundo cinza” é um dia nublado em Salvador  [e] sigo caminhando pela cidade  encontrando a poesia nos detalhes… luZgomeS Salvador, 19/02/2024